sábado, 12 de novembro de 2011

1952-1976 - Piper PA-18 Super Cub (Abatido ao serviço)


Piper Cub em exposição no Museu do Ar - Polo de Sintra

Piper PA-18


O Piper PA-18 é um avião monomotor, com trem de aterragem fixo, roda de cauda, asa alta, bilugar, que possui dois assentos na maioria das configurações.
Construiram-se mais de 2 unidades deste modelo. Ideal para recreio, muitos aeroclubes são possuidores deste tipo de aparelho. Militarmente, foi utilizado pelos Forças Armadas dos Estados Unidos, a partir de 1943, no Norte de África e na Europa como avião de ligação e na correcção de tiro da artilharia.
Em 1949 foi construída uma nova versão, o PA-18-90 Super Cub com um motor de 105 Hp. Nos anos 80 apareceu a ultima versão a ser produzida, o Piper PA-18-150 Super Cub
Um modelo em que lhe foram montados flutuadores ficou conhecido como o PA-18S.

Emprego em Portugal

Em 1952 entraram ao serviço do Exército Português 27 aviões Piper Super Cub, utilizados por este ramo essencialmente para observação, controlo e regulação de tiro de artilharia. Previa-se, nessa altura a criação de uma unidade de aviação ligeira no Exército mas, como essa ideia foi abandonada, as aeronaves passaram para a Força Aérea Portuguesa.
Na Força Aérea as aeronaves cumpriram missões de treino de pilotos e de observadores aéreos e missões de ligação. Alguns aviões também serviram nas Formações Aéreas Voluntárias. Foram retirados do serviço em 1976 e cedidos a aeroclubes.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre





Descrição
Fabricante Piper Aircraft Corp/USA
Entrada em serviço 1949
Missão Observação aérea e ligação
Tripulação 1 piloto
Dimensões
Comprimento 6,86 m
Envergadura 10,72 m
Altura 2,79 m
Área (asas) 16,42 m²
Peso
Peso total 422 kg
Peso bruto máximo 790 kg
Propulsão
Motores 1 x Lycoming =-290-D2 de 4 cilindrosb
Força (por motor) 135 hp kN
Performance
Velocidade
máxima
215 km/h
Alcance 735 km
Teto
máximo
5750 m
 

Sem comentários:

Enviar um comentário