sábado, 5 de março de 2011

1987 (Activo) - P-3 Orion


P-3 Orion



O P-3 Orion é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II. Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra para substituir os P-2 Neptune. Posteriormente, tornou-se um sucesso de vendas internacionais e foi adquirido por diversos países membros da OTAN e outras nações diversas. Atualmente, 17 nações utilizam versões diferentes do P-3.

Em 10 de Outubro de 1985, Portugal comprou seis exemplares da Lockheed, na versão P-3B, que tinham sido utilizados pelas Força Aérea Australiana.
Foram entregues em junho de 1987. Após, foram transformados nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, passando, por fim, a ser denominados P-3P.
Estão colocados na Base Aérea Nº11, em Beja, tendo como missão primária a luta anti-submarina e o patrulhamento marítimo e, como missão secundária, a busca e salvamento.
A partir de início de 2006 a FAP iniciou a substituição dos P-3P por aeronaves P-3C CUP anteriormente pertencentes à Marinha Holandesa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário