Piper Cub em exposição no Museu do Ar - Polo de Sintra
Piper PA-18
O Piper PA-18 é um avião monomotor, com trem de aterragem fixo, roda de cauda, asa alta, bilugar, que possui dois assentos na maioria das configurações.
Construiram-se mais de 2 unidades deste modelo. Ideal para recreio, muitos aeroclubes são possuidores deste tipo de aparelho. Militarmente, foi utilizado pelos Forças Armadas dos Estados Unidos, a partir de 1943, no Norte de África e na Europa como avião de ligação e na correcção de tiro da artilharia.
Em 1949 foi construída uma nova versão, o PA-18-90 Super Cub com um motor de 105 Hp. Nos anos 80 apareceu a ultima versão a ser produzida, o Piper PA-18-150 Super Cub
Um modelo em que lhe foram montados flutuadores ficou conhecido como o PA-18S.
Emprego em Portugal
Em 1952 entraram ao serviço do Exército Português 27 aviões Piper Super Cub, utilizados por este ramo essencialmente para observação, controlo e regulação de tiro de artilharia. Previa-se, nessa altura a criação de uma unidade de aviação ligeira no Exército mas, como essa ideia foi abandonada, as aeronaves passaram para a Força Aérea Portuguesa.Na Força Aérea as aeronaves cumpriram missões de treino de pilotos e de observadores aéreos e missões de ligação. Alguns aviões também serviram nas Formações Aéreas Voluntárias. Foram retirados do serviço em 1976 e cedidos a aeroclubes.
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| Descrição | |
|---|---|
| Fabricante | Piper Aircraft Corp/USA |
| Entrada em serviço | 1949 |
| Missão | Observação aérea e ligação |
| Tripulação | 1 piloto |
| Dimensões | |
| Comprimento | 6,86 m |
| Envergadura | 10,72 m |
| Altura | 2,79 m |
| Área (asas) | 16,42 m² |
| Peso | |
| Peso total | 422 kg |
| Peso bruto máximo | 790 kg |
| Propulsão | |
| Motores | 1 x Lycoming =-290-D2 de 4 cilindrosb |
| Força (por motor) | 135 hp kN |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 215 km/h |
| Alcance | 735 km |
| Teto máximo | 5750 m |

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